Gênero e Arte
Disciplina: Arte, gênero e sexualidade
Profa Míriam Grossi – PPGAS - UFSC - NIGS
Profa Maria Luiza Rodrigues Souza PPGAS - UFG
Ementa: manifestações artísticas e questões de gênero e sexualidade numa perspectiva antropológica e interdisciplinar. Optativa, Carga Horária: 60 Créditos: 04
Objetivos: A arte, em todas as suas manifestações, ou seja, em imagens, sons, objetos e textos apresenta uma potência que, ao emocionar, articula o real, em que estamos, e sua reconstrução reparadora. A arte mobiliza e, parafraseando Lévi-Strauss, é boa para pensar de outras maneiras e com outros sentidos: requer diferentes formas de conhecer o mundo. Ao mesmo tempo, permite que possamos perceber eixos que podem subverter ou afirmar discursos de gênero e sexualidade. Este curso tem como objetivos a reflexão sobre expressões estéticas e suas relações com os campos interconectados dos estudos de gênero e sexualidade.
Avaliação: Discussão em sala da leitura do material indicado e elaboração de um artigo final que discuta e analise uma prática artística.
Cronograma
11 de março (terça-feira) – apresentação da proposta do curso, apresentação das alunas e alunos e discussão dos temas a serem trabalhados.
18 de março - Pontos de partida Berger, John. About Looking. New York: Vintage Books, 1991. _____. Ways of Seeing. Penguin Books, 1972. Tenho pdf, pasta downloads da versão em espanhol. BUTLER, Judith. Problemas de Gênero – Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2003. RICHARD, Nelly. A escrita tem sexo? Em: Richard, Nelly. Intervenções críticas: arte, cultura, gênero e política. BH: Ed. UFMG, 2002.
24 de março – Aula com a profa Míriam Grossi
25 de março - Aula com a profa Míriam Grossi – (Arte e Diferença)
26 de março – Aula com a profa Míriam Grossi
1º de abril Foster, Hall, 1994, The Artist as Ethnographer. IN: Ficher, J. (ed.), Global Visions. Towards a New Internationalism in the Visual Arts, London, Kala Press, (pp. 12-19). Gell, Alfred, 1998, Art and Agency: towards a new anthropological theory, Oxford, Clarendon Press.
De 7 a 11 de abril, concurso para professor/or de antropologia – alunas e alunos devem assistir às provas didáticas e à defesa de memorial.
15 de abril KAREN CORDERO REIMAN, Karen Cordeiro e SÁENZ, Inda (orgs). Crítica feminista em la teoria e história del arte. Fondo Nacional para la Cultura y las Artes y Programa de Fomento a Proyectos y Coinversiones Culturales. 2001. (capítulos a escolher)
22 de abril Revista Poiésis número 15 – Dossiê Arte e Gênero, organizado por Sheila Cabo Geraldo. UFF, Julho de 2010. http://www.poiesis.uff.br/sumarios/sumario15.php?ed=15&title=ARTE+E+G%EF%BF%BDNERO SIMIONI, Ana Paula. Bordado e transgressão: questões de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan. Revista Proa, n°02, vol.01, 2010. http://www.ifch.unicamp.br/proa BEATRIZ PRECIADO Género y performance 3 episodios de un cybermanga feminista queer trans…(tenho pdf, pasta downloads). Mulheres artistas e performances: Lygia Clarck,Ana Mendieta, Marina Abramovic – apresentação das propostas destas artistas e discussão em sala.
29 de abril - ???
11 – 6 de maio - ???
12 – 13 de maio – Arte e Diferença – “corporgasmicos” Título provisório para apresentação de quatro manifestações artísticas ((The Great Wall of Vagina de Jamie McCartney; Hysterical Literature de Clayton Cubitt; “Orgasm” de Diego Beyrò e marina abramović. Texto base: PRECIADO, Beatriz. Contra-sexual Manifesto, França, 2000.
20 de maio, 27 de maio e 3 de junho - Discussão sobre propostas de análise das/os alunas/os; avaliação da disciplina.
Lista de possíveis leituras:
SIMIONI, Ana Paula C. Profissão artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras. São Paulo: DUSP/FAPESP, 2008; F CHADWICH, Whitney. Women, Art and Society. London: Thames and Hudson, 1996. DE LAURETIS, Teresa. Technologies of Gender. Essays on Theory, Film and Fiction. Bloominton: Indiana University Press, 1987. ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Vidas de romance. Rio de Janeiro, Toopbooks, 2005. GARB, Tamar. “Gênero e Representação”. Modernidade e Modernismo. A Pintura Francesa no Século XIX. SP: Cosac & Naif, 1998. LANDES, Joan. Women and the Public Sphere in the Age of French Revolution. Ithaca: Cornell University Press, 1988. LOPONTE, Luciana Gruppelli. Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 2, 2002. Mezan, Renato. Arte e Sexualidade: a propósito da exposição Mapplethorpe. In Tempo de muda: ensaios de psicanálise. São Paulo: Cia. das Letras, 1998, pp. 168-191. SHERIFF, Mary. The Exceptional Woman. Elisabeth Vigée-Lebrun and the Cultural Politics of Art. Chicago/Londres: University of Chicago Press, 1996. POLLOCK, Griselda. Vision & Difference: Feminity, Feminism and the Histories of Art. Londres: Routledge, 1994. SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. “Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a afirmação da pintura de história feminina no Brasil”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, nº 50, 2002. SIMIONI, Ana Paula C. Profissão artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2008. MACEDO, Ana Gabriela e RAYNER, Francesca. Gênero, Cultura Visual e Performance - Antologia crítica. Minho, Portugal, CEHUM, 2011 http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/23585/1/Genero%20Cultura%20Visual%20Performance.pdf
Apresentação das propostas para o trabalho final. Atenção: outras leituras serão indicadas no decorrer do curso.
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