Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), criado em 2008, é o primeiro curso de pós-graduação em Antropologia Social do Centro-Oeste, conforme a divisão regional da Capes. Ainda que o curso de Ciências Sociais da UFG  exista desde 1964, foi apenas com política de expansão das universidades federais nos últimos anos, o empenho e trabalho árduo de alguns professores na criação do PPGAS e a realização da 25º RBA – Reunião Brasileira de Antropologia - em Goiânia em 2006, que possibilitaram abertura desse programa. A partir deste momento o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social se consolida através de um crescimento orgânico vigoroso.

Na primeira avaliação da CAPES, depois da sua criação, recebeu nota 3, por ser um curso novo. Na avaliação trienal (2010/2013) alcançou a nota 4 na avaliação da CAPES, habilitando para a abertura do curso de doutorado, criado em 2014. Na quadrienal 2017-2020, o PPGAS-UFG teve a excelente avaliação de nota 5 pela CAPES, o que indica o excelente trabalho coletivo desenvolvido pelo programa.

O objetivo principal do PPGAS é oferecer aos discentes uma sólida formação em Antropologia Social capaz de prover as/aos discentes instrumental teórico-metodológico não apenas para a produção de uma reflexão crítica sobre as particularidades da região Centro-Oeste e Norte, mas também acerca de questões nacionais e internacionais, em suas múltiplas implicações. O PPGAS prepara as/os alunos/as para trabalhar em docência, pesquisa e nas áreas emergentes, como demarcação de terras indígenas, quilombolas, e outras demandas surgidas no campo das políticas sociais (educação, saúde, cultura, patrimônio, gênero e sexualidade).

O PPGAS tem como objetivo, também a produção de conhecimento antropológico acerca de um grande repertório de temas, consolidando-se como centro de referência na produção de conhecimento e formação de recursos humanos na área de Antropologia Social no Centro-Oeste e no Brasil.

O número de vagas para o mestrado e doutorado é definido a cada ano pelo edital de seleção correspondente.

Clique aqui para visualizar a estrutura do curso de mestrado e doutorado.