Defesa e qualificação

Segundo o regulamento do PPGAS, a defesa deverá ocorrer ao final dos 24 meses do curso de mestrado e dos 48 meses do curso de doutorado. O exame de qualificação deverá ocorrer ao final do terceiro semestre letivo do curso de mestrado e ao final do quinto semestre letivo do curso de doutorado.

O Exame de Qualificação obedecerá aos seguintes critérios: I- o trabalho de qualificação a ser defendido deverá ser composto de no mínimo um capítulo da dissertação e dois da tese completos, além de um plano da dissertação ou tese, especificando os capítulos previstos, bem como o memorial acadêmico do(a) aluno(a); II- a comissão examinadora deverá ser composta por, no mínimo, três docentes/pesquisadores internos ou externos ao Programa, com aprovação na CPG; III- o prazo máximo para a defesa é até o final do terceiro semestre para o mestrado e o final do quinto semestre para o Doutorado, observando-se as excepcionalidades que deverão ser definidas a partir dos incisos IV e V do Art. 2º deste Regulamento; IV- o(a) estudante deverá realizar novo Exame de Qualificação, no prazo de até um (01) mês, considerando também a decisão devidamente registrada em ata pela comissão examinadora e incorporando as sugestões feitas durante o exame.

Para a solicitação para defesa do produto final, deverão ser respeitadas as seguintes exigências: I- solicitação formal do/a orientador/a para a defesa, dirigida à/ao Coordenador/a, protocolada na Secretaria do Programa, assinada tanto pelo orientador quanto pelo orientando (essa solicitação deverá ser feita conforme o passo a passo a seguir); II- aprovação em Exame de Qualificação; III- integralização dos créditos exigidos pelo Programa.

O agendamento deverá ser feito, pelo menos, 15 dias antes da defesa ou do exames de qualificação pela/o orientador/a por meio de processo Sei.

Defesa e exame de qualificação

Passo a passo

1. Nomeação da banca - Orientador/a cria um novo processo no Sei UFG, inclui o documento de nomeação da banca preenchido e envia o processo apra a secretaria do programa.

2. Agendamento e divulgação - Secretaria agenda a defesa ou exame de qualificação, cria a ata numerada, divulga no site e faz a reserva da sala (se a defesa for online ou híbrida, a/o orientadro/a deverá criar o link da plataforma online). Para divulgação no Instagram, a/o discente deverá editar o link com as informações da defesa https://www.canva.com/design/DAGARACmVsU/xEz4_bQoVx7FwpIeKuxBSQ/edit?utm_content=DAGARACmVsU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

3. Assinatura da ata - Após a defesa, a/o orientador/a solicita a assinatura da ata à banca examinadora.Coordenador/a do programa assina a ata no lugar de participantes externos.

Pós-defesa

1. Discente possui 30 dias para depositar a versão final da tese ou dissertação corrigida. O depósito é feito de forma digital no endereço ppgas.fcs@ufg.br

2. O pedido de registro de diploma deve ser feito pelo/a discente endereçado à ppgas.fcs@ufg.br. A partir do pedido, o/a será orientado/a sobre como enviar a versão final à Biblioteca Central, passo necessário para que sejam gerados e anexados ao processo de diploma o Nada Consta e o Comprovante de Recebimento, documentos obrigatórios para o registro de diploma.

3. O formato correto da dissertação/tese a ser enviado à Biblioteca Central se encontra no documento abaixo denominado "Orientações para o estudante adquirir o TECA e o Comprovante de Recebimento"

4. O TECA é eletrônico e compõe o processo eletrônico de defesa. Ele deverá ser assinado após a defesa pela/o discente e orientador/a. A secretaria orientará sobre o procedimento de assinatura do TECA no SEI em resposta ao email de pedido de registro de diploma.

Depósito da Tese/Dissertação

Emissão de diploma

Prorrogação de defesa ou exame de qualificação

passo a passo

1. Discente faz solicitação de prorrogação endereçada à Comissão de Bolsa e Acompanhamento Discente (CBAD) por meio de formulário neste link dentro do prazo definido no calendário do ano letivo do programa.  Discente deverá anexar ao formulário a seguinte documentação: justificativa (acompanhada de comprovações, se houver), declaração de anuência do/a orientador/a, cronograma de escrita da tese ou dissertação;

2. CBAD analisa e delibera;

3. Secretaria comunica o resultado por email à/ao discente;