Linhas de Pesquisa
As linhas de pesquisa de pesquisa seguiram um crescimento orgânico que acompanha a consolidação do programa. O PPGAS foi criado com duas linhas de pesquisa: Etnografia das ideias e dos repertórios culturais (atualmente Etnografia dos conhecimentos e experimentações etnográficas) e Etnopolítica e processos de exclusão social (atualmente Etnopolíticas, resistências e transformações epistemológicas). Com a incorporação de novos/as docentes em 2011 são criadas duas novas linhas de pesquisa: Corpo e marcadores sociais da diferença e Etnografia dos patrimônios, memórias, paisagens e cultura material.
Os/as docentes se distribuem de forma harmônica nas diversas linhas de acordo aos seus interesses de pesquisa, cobrindo um amplio leque temático. Como se pode observar as linhas de pesquisa têm grande amplitude e permitem abarcar os diversos projetos de pesquisa, contemplando problemáticas regionais.
Corpo e marcadores sociais da diferença: esta linha contempla investigações sobre corpo; corporalidades; saberes, práticas e técnicas de construção e produção corporal; identidades, diferenças, desigualdades, subjetividades; saúde e doença - a partir dos campos de estudos de gênero, sexualidade, raça/cor, idade/geração, classe, entre outros marcadores sociais da diferença e suas intersecções.
Docentes:
Alex Ratts
Camilo Albuquerque de Braz
Camila Azevedo de Moraes Wichers
Carlos Eduardo Henning
Glauco Batista Ferreira
Luis Felipe Kojima Hirano
Joana Aparecida Fernandes Silva
Etnografia dos conhecimentos e experimentações etnográficas: a linha coloca em perspectiva a prática etnográfica em suas múltiplas abordagens e contempla etnografias das práticas de conhecimento, dos estilos de criatividade, das formas expressivas, experimentações e teorias etnográficas, exploração de novas possibilidades temáticas e de linguagens e registros etnográficos.
Docentes:
Camila Mainardi
Carlos Eduardo Henning
Flávio Munhoz Sofiati
Glauco Batista Ferreira
Izabela Maria Tamaso
Janine Helfst Leicht Collaço
Luis Felipe Kojima Hirano
Suzane Alencar Vieira
Etnografia dos patrimônios, memórias, paisagens e cultura material: processos e expressões dos patrimônios culturais; políticas públicas culturais; interfaces conceituais dos patrimônios, narrativas arqueológicas, museus e cultura material; etnografia das memórias e paisagens.
Docentes:
Camila Azevedo de Moraes Wichers
Gabriel Omar Alvarez
Izabela Tamaso
Janine Helfst Leicht Collaço
Manuel Ferreira Lima Filho
Manuelina Maria Duarte Cândido
Etnopolíticas, resistências e transformações epistemológicas: A linha contempla pesquisas que tematizam transformações políticas e epistemológicas indígenas, negras, quilombolas, camponesas, entre outras; movimentos de resistência contra os processos de exclusão, lutas pelo território e a construção de políticas de inclusão.
Docentes:
Alexandre Ferraz Herbetta
Camila Mainardi
Gabriel Omar Alvarez
Joana Aparecida Fernandes Silva
Luciana de Oliveira Dias
Mônica Thereza Soares Pechincha
Suzane Alencar Vieira