Processo Seletivo 2024 - Turmas 2025

O PPGAS lança editais do processo seletivo para turmas de mestrado e doutorado de 2025.

Inscrições abertas do dia 16 de julho ao dia 17 de setembro de 2024.

Confira as regras dos editais 06/2024 e 07/2024 nos anexos.

Vagas

• Serão oferecidas, para o nível Mestrado em Antropologia Social, dezesseis (16) vagas distribuídas entre 4 linhas de pesquisa do Programa, a saber:
    • Linha Corpo e Marcadores Sociais da Diferença: quatro (4) vagas, sendo três (3) vagas para Ações Afirmativas (AF) e uma (1) vaga para ampla concorrência (AC);
    • Linha Etnografia dos Conhecimentos e Experimentações Etnográficas: três (3) vagas, sendo duas (2) vagas para AF e uma (1) vaga para AC ;
    • Linha Etnografia dos Patrimônios, Memórias, Paisagens e Cultura Material: seis (6) vagas, sendo quatro  (4) vagas para AF e duas      (2) vaga para AC ;
    • Linha Etnopolíticas, Resistências e Transformações Epistemológicas: três (3) vagas, sendo duas (2) vagas para AF e uma (1) vaga para AC;
  • Serão oferecidas, para o nível Doutorado em Antropologia Social, quinze (16) vagas distribuídas conforme vagas de orientação de docentes disponíveis no Anexo VI. A aplicação da reserva de vagas para Ações Afirmativas ocorrerá conforme as linhas de pesquisa:

• Linha Etnografia dos Conhecimentos e Experimentações Etnográficas: seis (6) vagas, sendo quatro (4) vagas para AF e duas (2) vaga para AC ;
  • Linha Etnografia dos Patrimônios, Memórias, Paisagens e Cultura Material: quatro (4) vagas, sendo três (3) vagas para AF e uma (1) vaga para AC ;
  • Linha Etnopolíticas, Resistências e Transformações Epistemológicas: duas (2) vagas, sendo uma (1) vaga para AF e uma (1) vaga para AC;

• Será ofertada uma (1) vaga extranumerária para servidores(as) da Universidade Federal de Goiás no âmbito do Programa Qualificar para mestrado e para doutorado.

Ações afirmativas

• Do total de treze (16) vagas oferecidas, dez (10) vagas são reservadas para Ações Afirmativas, visando ao atendimento da política de ação afirmativa na Pós-Graduação.
  • De acordo com o Parágrafo Único do Art.1º da Resolução CONSUNI 07R/2015, “Os cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás adotarão ações afirmativas para o ingresso e a permanência de pessoas de grupos minorizados, mais especificamente, pessoa negra (preta, parda), indígena, negra quilombola e demais integrantes de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), pessoa em situação de migração forçada, cigana, mulheres mães e tutores(as), pessoa trans (travestis e transexuais), surda e pessoa com deficiência, no seu corpo discente”.

Conheça o PPGAS

• O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), conceito 5 na CAPES, na área de Antropologia Social, tem por objetivo oferecer aos(às) discentes uma sólida formação em Antropologia Social. O Programa conta com quatro linhas de pesquisa:

1) Corpo e marcadores sociais da diferença - esta linha contempla investigações sobre corpo; corporalidades; saberes, práticas e técnicas de construção e produção corporal; identidades, diferenças, desigualdades, subjetividades; saúde e doença – a partir dos campos de estudos de gênero, sexualidade, raça/cor, idade/geração, classe, entre outros marcadores sociais da diferença e suas intersecções.

2) Etnografia dos conhecimentos e experimentações etnográficas - a linha coloca em perspectiva a prática etnográfica em suas múltiplas abordagens e contempla etnografias das práticas de conhecimento, dos estilos de criatividade, das formas expressivas, experimentações e teorias etnográficas, exploração de novas possibilidades temáticas e de linguagens e registros etnográficos.

3) Etnografia dos patrimônios, memórias, paisagens e cultura material - a linha compreende pesquisas sobre os processos e expressões dos patrimônios culturais; políticas públicas culturais; interfaces conceituais dos patrimônios, narrativas arqueológicas, museus e cultura material; etnografia das memórias e paisagens.

4) Etnopolíticas, resistências e transformações epistemológicas - a linha contempla pesquisas que tematizam transformações políticas e epistemológicas indígenas, negras, quilombolas, camponesas, entre outras; movimentos de resistência contra os processos de exclusão, lutas pelo território e a construção de políticas de inclusão.

Imagem do WhatsApp de 2024-07-16 à(s) 08.03.37_cb728431

Imagem do WhatsApp de 2024-07-16 à(s) 08.03.37_d682e754

Related Files Size Archive Fingerprint
Edital_nº7_PPGAS-UFG_-Doutorado__Turma_2025_versao_final.docx_assinado_assinado 924 Kb f3a4bf2b5c939344d67b4e671841a595