
AntropoCine promove debate sobre Jaguar, de Jean Rouch.
A segunda edição do projeto Antropocine convida o público para a exibição seguida de debate do filme Jaguar, uma produção de Jean Rouch.
O evento vai ocorrer na próxima quarta-feira, 4 de novembro, às 17:30h, no CINE UFG, localizado no Campus Samambaia.
A curadoria desta edição é do professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Samuel de Jesus, quem também vai debater o filme.
A entrada é gratuita e os participantes receberão certificado.
SINOPSE: Quando começou a filmar Jaguar, em 1954, o cineasta e etnólogo Jean Rouch queria estudar a migração dos jovens que saíam do Níger para procurar trabalho (e também aventura e fortuna) na Costa do Ouro, atual Gana. Mas “é muito difícil fazer um documentário sobre migrações”, ele diria em 1981; “assim, decidimos fazer um filme de ficção”. Não havia "argumento". Rouch apenas escolheu os migrantes que filmaria e os acompanhou por um ano, registrando um "diário de viagem" quase todo sem som. Depois, em estúdio, pediu-lhes que comentassem o que se passava na tela – e os personagens revelaram um fantástico poder de improvisação. Em seu primeiro longa-metragem, Rouch inventava um recurso que confundia as fronteiras entre documentário e ficção. As convenções da linguagem documental foram efetivamente subvertidas, dando lugar à fabulação e à construção de uma nova realidade em película.
Participe, ajude na divulgação e curta a página do projeto no Facebook: www.facebook.com/antropocine
