Estudantes presos foram liberados
Segue a carta do colega Francisco Mata Machado, professor e adbogado dos estudantes presos. Um agradecimento a todos os que se mobilizaram contra este atropelho aos direitos civis.
Car@s amig@s e camaradas.
Os presos políticos de Goiânia - Ian, Heitor e João Marcos - foram libertados por volta de 22:00h do dia 29 de maio. A decisão monocrática da Desembargadora Avelirdes Pinheiro reconheceu a inexistência, no Inquérito Policial, de quaisquer indícios de autoria dos delitos que haviam sido imputados aos jovens. Foi uma expressiva - e muito sofrida - vitória.
Quero deixar a eterna e sincera gratidão às famílias e companheiras dos presos políticos; aos militantes independentes, aos movimentos e aos partidos que apoiaram esta luta; aos advogados Natália, Bruno, Clarissa e Júlio; ao Reitor da UFG, prof. Orlando; à OAB-GO; ao prof. Dijaci, diretor da FCS; e a todas/os que nos apoiaram nesses dias.
Outras lutas virão, sob a esperança de que se perenize a unidade e solidariedade entre as forças de esquerda nesta cidade, na forma tão nobre, corajosa e abnegadamente demonstrada nesses tormentosos dias.
Um forte abraço,
Francisco Mata Machado Tavares
Faculdade de Ciências Sociais - UFG