
Premio Jaburu em reconhecimento do trabalho sobre as bonecas Karajá
O Museu Antropológica foi premiado pelo Conselho Estadual de Cultura do Estado de Goiás pela parceria com os Karajá na condução do processo que culminou no registro do modo de fazer e as expressões artísticas das bonecas Karajá.
Diplomas de Destaque Cultural do Ano de 2013
A solenidade de entrega do Troféu Jaburu também oportunizará a entrega de Diplomas de Destaque Cultural do Ano de 2013 a vinte iniciativas de personalidades e instituições que se destacaram no cenário cultural e artístico do estado, na capital ou no interior de Goiás, no período compreendido entre os meses de setembro de 2012 e setembro de 2013.
Diplomados da Capital (...)
Entre as mais relevantes homenagens desta edição, está o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por uma equipe do Museu Antropológico da UFG, (Manuel Ferreira Lima Filho, Nei Clara de Lima, Rosani Moreira Leitão, Telma Camargo da Silva e Maíra Torres Corrêa - historiadora da Superintendência do IPHAN em Goiás), que integraram a equipe de pesquisadores responsável pela pesquisa “Bonecas Karajá: arte, memória e identidade indígena no Araguaia”, com o objetivo de levantar informações etnográficas sobre o povo Karajá e, em especial, sobre o ofício e o modo de fazer a boneca cerâmica ritxòkò, pesquisa esta que subsidiou o pedido de registro desse bem cultural como patrimônio cultural imaterial brasileiro, aprovado no ano de 2012. Para Rosani Leitão, “Esse diploma de destaque cultural reflete não apenas o reconhecimento do nosso trabalho, mas também visibilidade política dos Karajá, após o registro das bonecas de cerâmica como patrimônio cultural”.
fonte: secretaria de cultura do estado de Goias

Categories: Notícia