Regras do PROAP (CAPES) para financiamento de alunos em eventos

Dúvidas sobre o PROAP:


Participação de alunos em eventos no País

O Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) prevê apoio para a participação de alunos regularmente matriculados em eventos científicos no país, tais como congressos, seminários e cursos. Não há necessidade de ser bolsista Capes para ser apoiado pelo programa. A participação poderá ser contemplada com recursos destinados a cobrir as seguintes despesas:

I – taxas de inscrição no máximo de R$400,00 (quatrocentos reais) por evento, passagem, hospedagem, alimentação e locomoção urbana.

II – nos casos de participação em congressos e seminários a cobertura destas despesas será exclusiva para os alunos que fizerem apresentação de trabalhos por um período máximo de 3 (três) dias consecutivos e o seu valor não poderá ser superior à quantia equivalente em diárias para um professor que venha a participar do mesmo evento.

III – a participação em cursos ou disciplinas que inexistam na grade curricular obrigatória das instituições, será permitida desde que estejam necessariamente vinculados às dissertações e teses destes alunos.

Havendo vantagem econômica, será possível substituir passagens dos alunos que fizerem apresentação desses trabalhos, por locação de veículo coletivo (pessoa jurídica), o que possibilitará, eventualmente, a participação de outros alunos, sem a cobertura de suas despesas pelo PROAP.

Fonte: CAPES