
Notícia de última hora !
O PIMI- Programa Institucional de Monitoria Indígena do curso de Pedagogia realizou no dia 25/05/10 às 19h, no auditório a palestra intitulada "Práticas Alimentares Akwê Xerente", proferida por Rosana Schimidt, mestranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás.
Atualmente a palestrante desenvolve uma pesquisa entre o povo Akwê Xerente acerca das práticas alimentares e as regras sociais a ela relacionadas, a fim de entender as estratégias e os arranjos alimentares akwê , após a construção da Usina Hidrelétrica de Lajeado.
Palestrantes falam sobre práticas alimentares
Segundo a palestrante, o objetivo da mesma foi aproximar a comunidade acadêmica e local, da cultura akwê xerente buscando refletir os preconceitos e racismo a que eles se expõem.
Já o professor Silvino Sirnãwê Xerente, que ensina a língua materna Akwê na Escola de Ensino Médio -Cemix em Tocantínia, desde o ano de 1996, falou sobre a "Cultura do povo Akwê e o significado dos nomes masculinos e femininos”.
As mesas foram mediadas pela coordenadora do PIM de Miracema, Márcia Machado, que também é antropóloga e professora do curso de Pedagogia.
Para saber mais acesse o site : www.noticias.uft.edu.br/index.php
Fonte: PPGAS