
Edital Seleção 2009 - PPGAS/UFG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS- FCS
PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
EDITAL N°. 01/2009
SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2010
1. PREÂMBULO
1.1 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - Mestrado, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, em conformidade com as exigências do Regulamento deste Programa e da Resolução nº 572/2002 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás, na área de concentração Antropologia e nas seguintes linhas de pesquisa:
a - Etnografia das idéias e dos repertórios culturais: etnografia dos saberes, valores e crenças; das instituições e das produções simbólicas; trajetórias de pessoas e de bens culturais.
b - Etnopolítica e processos de exclusão social: antropologia de processos de exclusão social, econômica, cultural e territorial, com ênfase na etnologia e etnopolítica de sociedades indígenas, negros, migrantes e grupos em fronteiras.
1.2 O edital foi aprovado pelo Colegiado de Pós-Graduação em Antropologia Social, em reunião realizada em 08/09/2009 e pela Pró-Reitoria de Pesquisas e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás.
1.3 Informações podem ser obtidas na página eletrônica www.cienciassociais.ufg.br/pos-antropologia ou na secretaria do Programa.
2. DO NÚMERO DE VAGAS
2.1- O número de vagas oferecidas consta abaixo:
2.1.1 - Mestrado Acadêmico: 15 (quinze) vagas, não havendo obrigatoriedade de preenchimento de sua totalidade.
3. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DAS INSCRIÇÕES
3.1. Período: De 01 de outubro a 30 de outubro de 2009.
3.2. Horário: Das 14 às 18h (de segunda a sexta-feira).
3.3. Local (Presencial): Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social / Faculdade de Ciências Sociais- FCS/ Campus II.
3.4. Será permitida a inscrição por procuração, acompanhada dos documentos exigidos e de cópia autenticada do documento de identidade do procurador.
3.5. Via Correio (Não presencial): para os candidatos residentes fora da cidade de Goiânia, os documentos exigidos para a inscrição poderão ser encaminhados por correio rápido (via Sedex) para o endereço abaixo, com data de postagem dentro do prazo de inscrição:
Programa de Mestrado em Antropologia Social
Processo Seletivo 2009
Faculdade de Ciências Sociais- FCS
Campus II/ UFG-CP.131 CEP: 74001-970
4. DA INSCRIÇÃO: HABILITAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO
4.1. Estão habilitados à inscrição no processo seletivo todos os portadores de diploma de curso superior de graduação plena, devidamente reconhecido pelo MEC.
4.2. Da Documentação: para a efetivação da inscrição ao Mestrado deverão ser entregues pessoalmente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG ou enviados por correio (conforme item 3.5) os seguintes documentos:
a) Formulário de inscrição devidamente preenchido, disponível para impressão no site www.cienciassociais.ufg.br/pos-antropologia e na Secretaria do Programa (endereço indicado no item 3.5).
b) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de 50,00 (cinqüenta reais), cujo boleto encontra-se disponível também no site acima.
c) Cópia do Diploma de Graduação ou declaração de provável formando no Segundo Período letivo de 2009.
d) Histórico escolar do Curso de Graduação (em que constem, além das menções, os créditos ou carga horária de cada disciplina).
e) Curriculum Vitae modelo Lattes (http://lattes.cnpq.br) atualizado e comprovado. Não serão aceitos outros formatos de currículo.
f) Plano de Trabalho: a) Título: nele deve ser indicado, de forma clara e precisa, o tema do trabalho de pesquisa; b) Desenvolvimento do tema: o tema da pesquisa deve ser problematizado, podendo ser formulado ou como uma questão a ser desenvolvida sobre um objeto de estudo, ou como uma afirmativa a ser discutida e avaliada ao longo da pesquisa; c) Justificativa: deve explicitar as razões da escolha do problema e a relevância da pesquisa a ser realizada. d) Metodologia: nela deverá ser indicado o referencial teórico da pesquisa bem como as técnicas e os procedimentos que serão adotados para se tratar o assunto proposto; e) Cronograma: o Plano de Trabalho deverá apresentar uma enumeração clara das etapas da pesquisa e o tempo estimado para sua realização, considerando o período máximo de 24 meses; f) Referências bibliográficas: o Plano de Trabalho deverá listar, e fazê-lo conforme as normas acadêmicas, somente a bibliografia utilizada na elaboração do texto do projeto; g) Data e assinatura: o Plano de Trabalho não deve conter o nome do candidato nem nenhuma informação que possa servir para identificá-lo. O título do trabalho e o nome do candidato deverão ser apresentados em uma folha separada, que deverá ser obrigatoriamente apresentada pelo candidato devidamente datada e assinada. O plano de trabalho deverá ser compatível com as linhas de pesquisa do PPGAS especificadas no item 1. h) Formatação e número de páginas: o texto do Plano de Trabalho deve ser apresentado em 03 (três) vias, com extensão máxima de 10 (dez) páginas, fonte 12 (Times New Roman), espaço 1,5.
g) 03 (três) cópias de carta do candidato, com justificativa de interesse na formação acadêmica do Programa, na vinculação a uma de suas linhas de pesquisa e indicação de disponibilidade de tempo para cursar o Mestrado. Fonte 12 (Times New Roman), espaço 1,5, máximo de 03 (três) páginas.
h) Cópia da Carteira de Identidade e CPF.
i) Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais e, no caso de candidatos do sexo masculino, com o serviço militar (documentos não exigidos para estrangeiros).
j) Os portadores de títulos de graduação ou de curso superior de outros países deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional.
k) Duas fotos recentes 3x4.
4.3. Não serão homologadas as inscrições com documentação incompleta.
5. DO PROCESSO SELETIVO
5.1. A seleção dos candidatos será feita por uma comissão examinadora designada pela Coordenadoria do Curso de Mestrado
5.2. Todas as etapas da seleção serão realizadas nas dependências da Faculdade de Ciências Sociais da UFG – Campus II.
Os resultados serão divulgados na Secretaria do Programa de Pós-Graduação
5.3. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
a) Exame de Suficiência
b) Estarão dispensados da realização do Exame de Suficiência em Língua Inglesa os candidatos que tenham os seguintes diplomas ou certificados de Proficiência emitidos nos últimos 05 (cinco) anos, desde que juntem à documentação exigida para a inscrição uma cópia dos mesmos, informando tal fato na Ficha de Inscrição: TOEFL (Test of English as a Foreign Language) com resultado mínimo de 79-80 (setenta e nove - oitenta) pontos, se executado pela Internet, de 213 (duzentos e treze) pontos, se por computador ou de 550 (quinhentos e cinqüenta) pontos, se em papel. IELTS (International English Language Test) com resultado mínimo de 6 (seis) pontos; certificado do Test of English as Foreign Language – TOEFL ou do International English Language Test – IELTS.
c) A nota obtida na prova de inglês não será computada no cálculo do resultado final para aprovação do candidato, tendo esta prova caráter exclusivamente eliminatório.
d) Prova Escrita. A prova escrita terá como objetivo avaliar os conhecimentos do candidato e sua capacidade de expressão conceitual. Prova de teoria antropológica, dissertativa, composta de questões formuladas a partir da bibliografia indicada, sem consulta. A comissão corrigirá as provas sem ter acesso à identidade dos candidatos
e) Exame Oral. O Exame Oral tem como objetivo avaliar o candidato sobre o domínio dos conceitos, capacidade de comunicação e organização do pensamento. Os candidatos serão avaliados através de questões sobre a prova escrita, plano de trabalho, a carta do candidato, o currículo, o histórico escolar.
5. 4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
a) O conceito referente ao exame de suficiência em língua inglesa será A (aprovado) ou R (reprovado). Serão eliminados os candidatos que obtiverem R no exame de língua inglesa.
b) Os conteúdos de cada uma das etapas da seleção serão avaliados numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com exceção da prova de língua inglesa.
c) Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que obtiverem nota abaixo de 7,0 (sete) na Prova Escrita.
d) Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que obtiverem nota abaixo de 7,0 (sete) no Exame Oral.
e) Todas as etapas são classificatórias e eliminatórias, com exceção da Prova de Língua Inglesa que é exclusivamente eliminatória.
f) A nota final do processo seletivo será a média aritmética da nota da prova escrita com a nota do exame oral. Serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem, no mínimo, a nota 7,0 (sete). Os resultados serão divulgados na Secretaria e no site do Programa, especificando-se as notas atribuídas em cada uma das etapas.
5.5. O candidato não classificado deverá providenciar a retirada de seus documentos, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG, em até 90 (noventa) dias após a divulgação dos resultados. Findo este prazo, os documentos serão encaminhados à reciclagem.
5.6. Os candidatos deverão comparecer aos locais das provas presenciais com 15 (quinze) minutos de antecedência.
5.7. O candidato que não comparecer a qualquer uma das fases presenciais será automaticamente eliminado do processo seletivo.
5.8. Em todas as fases presenciais (1ª, 2ª e 3ª fases) o candidato deverá portar e apresentar aos examinadores, quando exigido, o original do documento de identidade informado na Ficha de Inscrição.
6. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
6.1. Período de inscrição: de 01 de outubro 2009 a 30 de outubro 2009.
6.2. Divulgação das inscrições homologadas: 05 de novembro 2009.
6.3. Prova de língua inglesa: 09 de novembro 2009.
6.4. Publicação dos resultados: 16 de novembro 2009.
6.5. Prova escrita: 23 de novembro 2009.
6.6. Publicação dos resultados da prova teórica e divulgação da ordem do exame oral: 27 de novembro 2009.
6.7. Exame Oral: 03, 04 e 05 de dezembro 2009.
6.8. Data de publicação do resultado final: 08 dezembro 2009.
6.9. Os resultados das diversas etapas da seleção serão informados na Secretaria do Programa de Pós-Graduação
7. RECURSOS
7.1. O prazo para recurso da decisão de homologação das inscrições será de (48) quarenta e oito horas. Os eventuais pedidos de revisão das notas obtidas no Exame de Suficiência em Língua Estrangeira, bem como da Prova Escrita de conhecimentos na área de Antropologia deverão ser protocolados, por escrito, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG, impreterivelmente, dentro de 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação dos seus resultados. Dentro desse prazo, os candidatos poderão ter acesso às respectivas provas. Imediatamente após o fim desse prazo, os eventuais pedidos de revisão serão analisados e julgados pelos respectivos membros da Comissão de Seleção tendo seus resultados divulgados tempestivamente de forma a não prejudicar o andamento do processo seletivo.
7.2. O prazo de recurso ao resultado final do processo seletivo do Programa de
Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG será de 48 (quarenta e oito) horas a partir do horário de divulgação do mesmo, considerando para essa contagem apenas os dias úteis. Imediatamente após o fim desse prazo, os eventuais pedidos de recurso serão analisados e julgados pela Comissão de Seleção e pela Coordenadoria, tendo seus resultados divulgados tempestivamente.
7.3. Todos os candidatos terão acesso aos documentos referentes ao processo seletivo dentro do prazo de recurso, os quais estarão disponíveis na Secretaria de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG.
8. DISSERTAÇÕES
8.1. Os candidatos selecionados neste processo seletivo deverão estar cientes de que, conforme a Portaria 13/2006 da CAPES/MEC, as dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG serão obrigatória e integralmente disponibilizadas na internet, no site da CAPES/MEC e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG.
9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1 Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que:
9.1.2 Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção.
9.1.3 Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital.
9.1.4 Não confirmar a sua participação no Programa, na data especificada neste edital, no caso de ser selecionado.
9.1.5 Não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos.
9.2 Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social de acordo com o regulamento do Programa e a Resolução nº 572/2002 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás, conforme as suas competências.
9.3 Os resultados parciais, assim como outros comunicados que se façam necessários, serão divulgados na Secretaria do Programa, no endereço citado no item 3.3 e na página eletrônica (www.cienciassociais.ufg.br/pos-antropologia)
9.4 Os candidatos deverão comparecer às etapas da seleção munidos de documento de identidade.
9.5 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.
10. BIBLIOGRAFIA
TURNER, VICTOR. Pilgrimages as social process; passages, margins, poverty: religious symbols of communitas. Dramas, fields and metaphors: symbolic action in human society. Cornell University Press, 1974.
WOLF, Eric. Os moinhos da desigualdade: uma abordagem marxiana; Cultura: panacéia ou problema? Encarando o poder: velhos insights, novas questões. Antropologia e Poder: contribuições de Eric Wolf. Feldman-Bianco e Ribeiro (orgs.). Editora Universidade de Brasília: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Editora Unicamp, 2003.
CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica: Sobre o surrealismo etnográfico. A experiência etnográfica. UFRJ, 1998.
GODELIER, Maurice. Infraestruturas e história; A parte ideal do real. Godelier: antropologia. Carvalho, Edgard de Assis (org.). São Paulo: Ática, 1981.
FAVRET-SAADA, Jeanne. “Être affecté”. “Ser afetado”, Tradução de Paula Siqueira; Cadernos de Campo, n. 13, 2005.
SAHLINS, Marshall. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.
PEIRANO, Mariza G. S. A análise antropológica de rituais. Brasília: DAN/UnB: 2000. www.unb.br/ics/dan/serie_antro.htm
Fonte: PPGAS/UFG