Nota de Pesar - Profa. Janine Helfst Leicht Collaço
O PPGAS está em luto
Com imensa tristeza, comunicamos o falecimento da querida colega e professora Janine Helfst Leicht Collaço. A comunidade de docentes, discentes e egresses do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG se enluta e se une na dor desta perda dilacerante para homenagear a colega, professora e orientadora que nos deu o privilégio de sua companhia nesses 12 anos de trabalho. Guardaremos com muito carinho na memória seu olhar compreensivo e acolhedor, sua chama de alegria, sua presença leve e diplomática, seu bom humor inconfundível, sua vibração com a pesquisa e com a docência, seu exemplo de persistência, coragem e força.
Antropóloga, professora e pesquisadora brilhante, Janine Collaço deixa um legado incomensurável fruto de seu trabalho e produção acadêmica prolífera e ininterrupta. A antropologia brasileira e, em especial, a antropologia de Goiás e do centro-oeste perde uma grande referência.
Janine Collaço era professora associada da Faculdade de Ciências Sociais e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG. Foi vice-diretora da Faculdade de Ciências Sociais na gestão 2014-2017 e vice-coordenadora do PPGAS na gestão 2019-2020. Fez mestrado em 2003 e doutorado em 2009 em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Era professora da UFG desde 2012.
Coordenou projetos e redes de pesquisa de alcances nacional e internacional na área da Antropologia da Alimentação. Criou o núcleo de pesquisa GECCA (Grupo de Estudos em Consumo, Cultura e Alimentação), em 2013. Coordenou o Centro de Ciência e Tecnologia em Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional da Região Centro-Oeste e os projetos de pesquisa “Saberes, práticas e soberania alimentar da cultura regional do Centro-Oeste do Brasil” (CNPq), “Consumo e cidades: o acesso ao alimento considerado saudável no contexto urbano: Brasília, Goiânia, São Paulo” (CNPq), Centro Regional: Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar da Região Centro-Oeste (MCTIC), “Saberes, práticas e soberania alimentar da cultura regional do Centro-Oeste do Brasil” (SEDUCE).
Atualmente, liderava pesquisa para instruir o processo de reconhecimento do ofício de quitandeiras como patrimônio cultural do Brasil. Atuou em pesquisas sobre segurança, soberania e justiça alimentar da cultura regional do Centro-Oeste, consumo alimentar e acesso ao alimento saudável em contexto urbano, participou da criação do Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar da Região Centro-Oeste (CETCSSAN).
Janine formou e orientou discentes de graduação, mestrado e doutorado, escreveu artigos publicados em periódicos qualificados nacional e internacionalmente e livros na área de estudos sobre consumo e alimentação. Estava escrevendo dois livros, sendo “Alimentação e Cultura” e “Elas e o cerrado” com previsão de publicação para este ano de 2024.
No primeiro semestre de 2024, Janine ministrou no PPGAS a disciplina Alimentação e Saúde, juntamente com Selma Santos, e organizou o Seminário de Antropologia da Alimentação. Na sala de aula, desempenhava com alegria e plenitude a função que mais amava: a docência.
Neste momento, nosso coração se inunda de tristeza, saudade e gratidão, expressamos nossa solidariedade ao seu companheiro e suas duas filhas e aqui aplaudimos a brilhante trajetória acadêmica da professora Janine Collaço.
Obrigada por tudo, querida Janine!