aula inaugural 2024

Aula inaugural do PPGAS com Elizabeth Povinelli no dia 15 de abril

Convidamos toda a comunidade do PPGAS para a aula inaugural com Elizabeth Povinelli, professora da Universidade de Columbia (EUA). A aula inaugural acontecerá no dia 15 de abril, às 9h, no Cine UFG (próximo ao prédio da Faculdade de Letras da UFG, Campus Samambaia) e é parte da programação do Workshop Semiotics after Geontopower organizado pelos núcleos de pesquisa Perspectivas (PPGLL) e Caroá (PPGAS). A palestra "Do We Need a Semiotics After Geontopower?" será ministrada em inglês e contaremos com o serviço de tradução simultânea.

Pedimos para que façam inscrição para emissão de certificados pelo site do evento https://geontopower.plateia.ufg.br e cheguem mais cedo para ter acesso aos equipamentos de tradução simultânea.

Sobre o Workshop Semiotics after Geontopower
Elizabeth Povinelli estará presente durante todas as atividades do Workshop Semiotics after Geontopower entre os dias 15 e 19 de abril. O Workshop é uma realização dos grupos de pesquisa Perspectivas Linguísticas Contemporâneas e Grupo Caroá, e é apoiado pelo PPG Letras e Linguística e pelo PPG Antropologia Social. As professoras Joana Plaza Pinto (PPGLL) e Suzane de Alencar Vieira (PPGAS) coordenam a organização do evento e a arte dos cartazes foi criada por Jean Pierre Pierote (antropólogo e artista egresso do doutorado do PPGAS) e por Cássia Oliveira (professora da FIC/UFG). 
A partir da extensa produção crítica da antropóloga Elizabeth Povinelli (Columbia University, EUA), o evento visa promover um diálogo sobre semiótica e produção de significados em torno da colonialidade da crise climática, relações de poder, desigualdades raciais e conflitos articulados no capitalismo do século XXI.  
O evento ocorrerá presencialmente em horário integral nos dias 15 a 19 de abril de 2024, com atividades de manhã e à tarde, no Cine UFG da Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, Goiânia, GO. 
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até  05 de abril pelo site https://geontopower.plateia.ufg.br/
 Sobre Elizabeth Povinelli 
Povinelli Elizabeth Povinelli ocupa a cadeira Franz Boas na Columbia University (Nova York, EUA), atuando como professora de Antropologia e Estudos de Gênero, com doutorado em Antropologia pela Universidade de Yale (1991). Povinelli, ao longo de sua carreira, tem publicado livros e artigos de teoria crítica sobre temas como liberalismo tardio, liberalismo colonizador e semiótica, buscando desenvolver o que tem sido nomeado como Antropologia do Outro. Seus dois primeiros livros examinaram o governo do Outro nas colônias liberais tardias, a partir da perspectiva da política de reconhecimento. O enfoque desses livros foram os impasses dos sistemas liberais de direito e valor à medida que se defrontavam com os mundos indígenas australianos, e os efeitos desses impasses no desenvolvimento da cultura legal e pública na Austrália. Seus dois livros posteriores destacam as formações do Antropoceno Liberal Tardio a partir da ótica da intimidade, incorporação e forma narrativa. 
Os seus livros mais recentes exploram o governo da existência, a identidade política e o problema do ancestral. O livro Geontologias (publicado em português pela Ubu) recebeu o Prêmio Lionel Trilling de 2017. Povinelli é também cineasta e uma das fundadoras do Karrabing Film Collective, o qual foi premiado com o Visible Award 2015 e o Cinema Nova Award 2015 na categoria de melhor curta-metragem de ficção, dentre outros prêmios. Recentemente, o Karrabing recebeu o prêmio Eye Prize 2021 da premiação Eye Filmmuseum Amsterdam.
Programação completa no site do evento https://geontopower.plateia.ufg.br