Inaugural 2023

Sociedade do espetáculo é tema da Profa. Jaqueline Gomes de Jesus para aula inaugural do PPGAS

A professora Jaqueline Gomes de Jesus será a protagonista da Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação de Antropologia Social (PPGAS/UFG), nesta quinta-feira 11/5, a partir das 9h30, no Auditório Marielle Franco. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), ativista dos direitos LGBTQIA+ e da população negra, além de pesquisadora, escritora e uma das poucas mulheres transexuais doutoras no Brasil, ela vai ministrar a conferência "Quem enxerga quem na cultura das aparências? Quem escuta quem na sociedade do espetáculo?".

 

Autora do livro Transfeminismo: Teorias e Práticas e primeira mulher trans e negra a receber a medalha Chiquinha Gonzaga, Jaqueline vai discorrer sobre o sentido original da palavra "clínica". Tal como ela sugere, "a palavra 'clínica' do grego klinikós, retratando o médico que se inclina para escutar quem padece, incorre e denota que para escutarmos precisamos nos curvar. Quem se curva aos humilhados e perseguidos, impedidos de falar, recusados a serem ouvidos e a ouvirem a si mesmos, às bruxas, aos escravizados e aos sodomitas, como rotulados pela tradição judaico-cristã, pelos donos da escuta? Quem nos enxerga?".

 

A conferência contará com a mediação da professora Suzane de Alencar Vieira, do professor Glauco B. Ferreira e da doutoranda Iêda Figueiró de Oliveira, todxs do PPGAS/UFG.

 

A atividade é uma realização conjunta do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG ) com o Laboratório de Experimentações Etnográficas e Marcadores Sociais das Diferenças (LEX/CNPq), coordenado pelos professores Glauco Ferreira e Carlos Eduardo Henning. A aula inaugural também integra a programação do Seminário Entrelinhas do PPGAS/UFG.

Inaugural 2023

 

Categorias: NOTÍCIA