Cartaz_RAM

GT 29: Arquivos e imagens num mundo porvir: desafios antropológicos audiovisuais a partir do Sul Global - XIV RAM

GT 29: Arquivos e imagens num mundo porvir: desafios antropológicos audiovisuais a partir do Sul Global

Coordenado/a
LUIS FELIPE K. HIRANO (UFG), Oscar Guarín Martínez (Pontificia Universidad Javeria), Fabiana Bruno (LA'GRIMA - UNICAMP)

Debatedor/a
Emiliano Dantas (CRIA-ISCTE)

Resumo: Vivemos entre acúmulos de imagens que formam e desafiam, por um lado, arquivos empoderados, como os “arquivos do futuro” (Guarín e Cabrera, 2020), aqueles da ciência capazes de colonizar o porvir e o imaginário dos mundos, e por outro, os “arquivos ordinários”, que por vezes se confundem como amontoados de descartes, anônimos, “órfãos” (Bruno 2016; 2019), reveladores de outras histórias minúsculas.
Pretende-se problematizar em um viés antropológico o “futuro das imagens” e as “imagens do futuro”, seus regimes de produção, conhecimento e geração de arquivos e memória. Reflexão que se debruça sobre o atravessamento dos regimes de colonização dos arquivos, da memória e imaginação, bem como dos modos de produzir conhecimento e sentipensar por imagens. Que possibilidades as imagens oferecem para se afetar e pensar a formulação de problemas e a proposição de outras maneiras de conceber os mundos a partir do Sul-global?
Pretende-se reunir investigações sobre a experiência das imagens como lugar de conhecimento e disputas de um mundo porvir, que se dediquem também a produções audiovisuais indígenas, quilombolas, afrolatinas, LGBTQIA+, entre outros coletivos subalternizados, que se aliam as imagens como modo de (r)existência criando diferentes modos de cuidado de suas memórias, arquivos emergentes e decoloniais. Enfim, enseja-se a discussão sobre outras possibilidades de pensar o nexo e reconexões entre passado, presente e futuro com as imagens.

Cartaz_RAM.jpeg

Categorias: NOTÍCIA