I Seminário de Antropologia

I SEMINÁRIO DE ANTROPOLOGIA DO CENTRO-OESTE - Retomadas e Resistências no Brasil Contemporâneo- 03 A 05 DE AGOSTO DE 2022

"Nesta semana começa o "I Seminário de Antropologia do Centro-Oeste: Retomadas e Resistências no Brasil Contemporâneo", entre 03 a 05/08/2022, de 4a a 6a feira. Não percam!


O evento foi idealizado e organizado pelo PPGAS-UFG em cooperação com PPGAnt-UFGD, PPGAS-DAN-UnB, PPGAS-UFMS e PPGAS-UFMT visando o estreitamento de laços de cooperação e uma união de forças em prol do fortalecimento da Antropologia no Centro-Oeste Brasileiro. Como se sabe, tal cooperação se dá em um contexto contemporâneo profundamente desafiador para múltiplos sujeitos e populações com os quais nossos programas de pós-graduação e instituições possuem sólidas interlocuções e parcerias.


Publicamos a programação detalhada e os links para acesso às exibições no canal "PPGAS UFG Oficial".


Quarta-Feira, 03/08/2022


- 14h - Horário de Brasília - Divulgação do acordo de cooperação entre Programas de Pós-Graduação em Antropologia no Centro-Oeste e a criação da Rede de Antropologia do Centro-Oeste. Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=v7UmbeY0k70
- 15h - Horário de Brasília - Conferência de Abertura com o Prof. Dr. Gersem Baniwa (UnB). Abertura: Profa. Mônica Pechincha (PPGAS/UFG). Debatedor: Prof. Antônio Hilário Aguillera Urquiza (PPGAS/UFMS). Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CAoywgJf_I8
- 19h - Horário de Brasília - Mesa 1 - Retomada de Conhecimentos Indígenas e Quilombolas no Espaço Acadêmico (remota, canal do PPGAS/UFG no Youtube). Coordenação e Mediação: Prof. Alex Ratts (PPGAS/UFG).

Expositores/as:

Felipe Sotto Maior Cruz, Tuxá (UFBA e egresso do PPGAS/UnB)
Sheila Baxy Apinajé (PPGAS/UFG)
Valdelice Verón - Guarani Kaiowá, PPGAS/UnB
Márcia Sacramento Rocha, Quilombo de Extrema – PPGAS/UFG
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=J5oPG-LOEmI

Quinta-Feira, 04/08/2022

09h - Horário de Brasília - Mesa 2 (Híbrida, Auditório do Prédio Humanidades I, Campus Samambaia da UFG, Goiânia).

Expositores/as:

Eliel Benites - Doutor em Geografia (UFGD), Diretor da Faculdade Intercultural Indígena-FAIND (UFGD) – Retomadas Guarani e Kaiowá - “Retomadas indígenas: desafios da reconstrução do tekoha”.
Eloy Terena (Museu Nacional/UFRJ) “Ação política, luta por direitos e história entre os Terena de Mato Grosso do Sul”
Mediação: Prof. Levi Marques Pereira (UFGD).
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=mwWf2IvxVLk

14h - Horário de Brasília - Mesa 3 (remota, canal do PPGAS/UFG no Youtube)


Expositores/as:


Kamutaja Silva Ãwa – Licencianda em pedagogia (UFT) – “Reiventando estratégias a partir da memória histórica de resistência do povo Ãwa em busca de justiça”.
Patrícia de Mendonça Rodrigues – Doutora em Antropologia (Universidade de Chicago) – “Antes e depois de Taego Ãwa”.
Indiane Krudzá Kariri Xocó – Educadora da Escola Espaço Subatekerá Nunú, representante no GT das línguas indígenas da região nordeste da Década Internacional das Línguas Indígenas/2022-2032 - “Acordando a língua materna e fortalecendo os processos de curas ancestrais”.
Elisa Urbano Ramos Pankararu – Liderança pankararu, mestra em Antropologia (UFPE) – “A participação das mulheres indígenas nas retomadas”
Mediação: Profa. Dra. Mônica Pechincha (PPGAS/UFG).
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=rwlaaXdeC0k

19h - Horário de Brasília - Mesa 4 - Antropologias, Contra-Epistemologias e Investigações de Antropólogas Trans e Travestis (remota, canal do PPGAS/UFG no Youtube)
Coordenação da Mesa: Larissa Engelman - Mestranda em Antropologia Social PPGAS/UFG

Expositoras:


Luz Gonçalves Brito - Mestra em Antropologia Social (PPGAS/UFG) e Doutora em Antropologia Social (PPGAS/UFRGS) - “Desafios epistemológicos dos estudos trans”.
Ariel Dorneles dos Santos - Mestra em Antropologia Social (PPGAS/UFMS) e Doutoranda em Antropologia Social (PPGAS/UFG) - “Convencendo a nação: a trans/form/ação que (não) aconteceu”.
Brume Dezembro Iazetti - Mestra em Antropologia Social (PPGAS/Unicamp) e Mestranda em História Pública (Erasmus Mundus) - “Acesso e permanência trans na universidade: Transições e recusas em um relato im/pessoal”.
Iêda Figueiró - Mestra em Antropologia Social (PPGAS/UFG) - “A busca pela plenitude ontológica através da arte e da antropologia”
Kiga Boé - Mestra em Antropologia Social (PPGAS/UFMS).
Debatedora: Profa. Dra. Vi Grunvald (PPGAS/UFRGS).
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ovsuugpNXQ0

Sexta-Feira, 05/08/2022


09h - Horário de Brasília - Mesa 5 (remota, canal do PPGAS/UFG no Youtube)
Aline Castilho Crespe Lutti – Professora PPGAnt (UFGD) – “Retomadas Guarani e Kaiowá: notas sobre a ideia de tekoharã”.
Inaye Gomes Lopes Kaiowá – Professora na Terra Indígena Ñanderu Marangatu, licenciada em Licenciatura Intercultural Indígena (UFGD) e mestra em Antropologia (UFGD) - “Kaiowa rekohague e a luta pelos tekohakue: história das retomadas na região do Marangatu, Antonio João, MS”.
Lauriene Seraguza Olegário e Souza – Doutoranda em Antropologia (USP) – Mulheres de Guerra e Festa - retomadas de terra Guarani e Kaiowá”.
Elis Fernanda Corrado – Doutoranda em Antropologia (Unicamp). - “Tirar estacas e pular para lá”: sobre modos e estratégias dos Kaiowá e Guarani, vivendo em áreas de retomadas, para lidar com a expansão urbana da cidade de Dourados/MS.
Gilson Terena - Líder da retomada Poko’o, Terra Indígena Taunay/Ipegue, professor, mestre em Antropologia Social (UFMS). “Retomada terena, pintura corporal da resistência, falta de ação do governo e órgãos públicos nas aréas não demarcadas - demarcação já”.
Mediação: Profa. Rosa Colman (UFGD).
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hnU46oo7fZU

14h - Horário de Brasília - Mesa 6 (remota, canal do PPGAS/UFG no Youtube)
Daniela Fernandes Alarcon – Doutora em Antropologia (Museu Nacional/UFRJ). “Amansando inimigos e fazendo aliados: processos de construção de vínculos na aldeia Serra do Padeiro, sul da Bahia”.
Kum'Tum Akroá Gamela – Líder Akroá Gamella – “A luta dos Akroá Gamella”.
Lidiane da Conceição Alves – Doutoranda em Antropologia (UFG) –“Saberes que curam: a força das matriarcas na retomada kariú kariri”.
Antônio Augusto Oliveira Gonçalves – Doutor em Antropologia (UFG) – “‘Pode dar outra guerra de novo’: luta pela terra e a iminência dos massacres na retomada pataxó de Gerú Tucunã.”
Mediação: Prof. Ryanddre Sampaio (UFMT).
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-VG6ZtUoebo

 

Aproveitamos também para divulgar a "I Mostra Digital de Antropologia Audiovisual do Centro-Oeste" que será lançada nesta 6a feira, dia 05 de Agosto de 2022 às 19h via: https://www.youtube.com/watch?v=hQwTUqZnlMM. Divulgamos também o site da Mostra, que pode ser acessado via: https://mostracentrooeste.wixsite.com/mostra2022
Haverá certificado de participação a ouvintes cujo formulário de inscrição será compartilhado no chat do YouTube durante a exibição ao vivo das atividades.
Prestigiem este evento pioneiro, e nos auxiliem na divulgação compartilhando a programação detalhada!"

Categorias: NOTÍCIA

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
I Seminário de Antropologia do Centro-Oeste - 03 a 05.08.2022 - Programação Detalhada 4183 Kb 4c9380b3f2fafc8cb1f75f25500c84da