2a Edição Ciclo de Conferências Internacionais - Prof. Dr. Gustavo Corral Guillé - 01 - Banner

2a Edição do Ciclo de Conferências Internacionais do PPGAS/UFG - 08/10 às 16h

Divulgamos a 2a Edição do Ciclo de Conferências Internacionais do PPGAS/UFG!
Teremos a honra e a alegria de contar com o Prof. Dr. Gustavo Corral Guillé, docente e pesquisador do CIESAS/CIESAS Pacífico Sur, México. Sua conferência se intitula: “A Fotovoz na ‘Milpa Educativa’: um material de ensino indutivo” e ocorrerá no dia 08/10, às 16h. A mediação será feita pelo Prof. Dr. Alexandre Herbetta, docente permanente do PPGAS. A conferência - vinculada à linha de pesquisa de "Etnopolíticas, Resistências e Transformações Epistemológicas" - é coorganizada pelo PPGAS/UFG e pelo CPSD/UFG.
A exibição será pelo canal “PPGAS UFG Oficial” no YouTube e também através da página PPGAS UFG no Facebook. Haverá certificados a ouvintes!
Mais informações: https://ppgas.fcs.ufg.br
 
Resumo:
A fotovoz é uma maneira de, por meio da produção coletiva de imagens, entrelaçadas a pequenas narrativas, desde a autoria indígena, produzir conhecimentos relevantes para as respectivas populações originárias. No caso aqui tratado, esta maneira inovadora de se realizar uma pesquisa-ação-colaborativa é central nas ações do projeto “Milpas Educativas: Laboratórios Socionaturais para o Bem viver”, pelo qual dezenas de populações originárias problematizaram processos educativos coloniais e geraram novas possibilidades de ensino e aprendizagem, rompendo com pressupostos da colonialidade e da violência epistêmica.
Palavras-chave: Imagem, Educação, Populações originárias, Metodologia participativa, Colonialidade.
A 2a edição ainda conta com os apoios de:
- FCS - Faculdade de Ciências Sociais da UFG
- NTFSI - Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena da UFG

Categories: NOTÍCIA