Prêmio Luciana foto capa

Coordenadora do PPGAS é premiada por luta antirracista

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG) professora Luciana de Oliveira Dias, foi agraciada na quarta-feira, 20/11, Dia da Consciência Negra, com o Troféu Lélia Gonzalez, na entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, ocorrida no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Prêmio Luciana foto interna
Professora Luciana Dias, entre outras personalidades premiadas

Concedida pelo governo de Goiás por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, a premiação é concedida a intelectuais e instituições que se destacam na promoção do antirracismo no Estado.

Luciana Dias é professora do Curso de Educação Intercultural – Formação Superior Indígena e já coordenou também o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH). É a coordenadora do Coletivo Rosa Parks – Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades.

As demais personalidades e instituições agraciadas neste ano com a Comenda Zumbi dos Palmares foram:

  • Troféu Milton Santos – NEABI/ IF Goiano (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal Goiano. O troféu Milton Santos é dado a instituições de ensino superior que contribuem com o desenvolvimento da cultura afro-brasileira.
  • Troféu Abdias Nascimento – Superintendência de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas da Prefeitura de Goiânia. Este troféu é dado a órgãos públicos que se destacam na defesa da superação do racismo institucional, com adoção de políticas e ações afirmativas.
  • Troféu Pedro Cassiano – Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN). Este troféu é dado a entidades sem fins lucrativos que contribuem para a valorização e o desenvolvimento da cultura afro-brasileira.
  • Troféu Chico Rei – Comunidade Quilombola Ana Laura, de Piracanjuba. Este troféu é dado a entidades do movimento social negro que se destacam no combate ao racismo e discriminação racial.
  • Troféu Anastácia – Dona Dainda (Natalina dos Santos Rosa, do Vão de Almas, Cavalcante). Este troféu é dado a mulheres negras que se destacam na luta pela valorização da mulher negra e no combate ao racismo.
  • Troféu Babalorixá João de Abuke – Iya Teresa de Omolu, de Aparecida de Goiânia. Este troféu é dado a personalidades negras que contribuem para a valorização e desenvolvimento das manifestações populares, religiosas e artísticas afro-brasileiras.
  • Troféu Semira Adamu – deputada estadual Adriana Accorsi. Este troféu é dado a personalidades políticas que se destacam no combate ao racismo e discriminação racial.
  • Troféu Maria José Alves Dias – Revista Pequiz, de Goiânia. Este troféu é dado a órgãos de imprensa que se destacam no combate ao racismo e na valorização da imagem da raça negra.
  • Troféu Santina Edertrudes – Elenízia da Mata, Prefeitura de Goiás. Este troféu é dado a servidores públicos negros que se destacam na defesa da superação do racismo.