
Coordenadora do PPGAS é premiada por luta antirracista
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG) professora Luciana de Oliveira Dias, foi agraciada na quarta-feira, 20/11, Dia da Consciência Negra, com o Troféu Lélia Gonzalez, na entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, ocorrida no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Concedida pelo governo de Goiás por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, a premiação é concedida a intelectuais e instituições que se destacam na promoção do antirracismo no Estado.
Luciana Dias é professora do Curso de Educação Intercultural – Formação Superior Indígena e já coordenou também o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH). É a coordenadora do Coletivo Rosa Parks – Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades.
As demais personalidades e instituições agraciadas neste ano com a Comenda Zumbi dos Palmares foram:
- Troféu Milton Santos – NEABI/ IF Goiano (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal Goiano. O troféu Milton Santos é dado a instituições de ensino superior que contribuem com o desenvolvimento da cultura afro-brasileira.
- Troféu Abdias Nascimento – Superintendência de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas da Prefeitura de Goiânia. Este troféu é dado a órgãos públicos que se destacam na defesa da superação do racismo institucional, com adoção de políticas e ações afirmativas.
- Troféu Pedro Cassiano – Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN). Este troféu é dado a entidades sem fins lucrativos que contribuem para a valorização e o desenvolvimento da cultura afro-brasileira.
- Troféu Chico Rei – Comunidade Quilombola Ana Laura, de Piracanjuba. Este troféu é dado a entidades do movimento social negro que se destacam no combate ao racismo e discriminação racial.
- Troféu Anastácia – Dona Dainda (Natalina dos Santos Rosa, do Vão de Almas, Cavalcante). Este troféu é dado a mulheres negras que se destacam na luta pela valorização da mulher negra e no combate ao racismo.
- Troféu Babalorixá João de Abuke – Iya Teresa de Omolu, de Aparecida de Goiânia. Este troféu é dado a personalidades negras que contribuem para a valorização e desenvolvimento das manifestações populares, religiosas e artísticas afro-brasileiras.
- Troféu Semira Adamu – deputada estadual Adriana Accorsi. Este troféu é dado a personalidades políticas que se destacam no combate ao racismo e discriminação racial.
- Troféu Maria José Alves Dias – Revista Pequiz, de Goiânia. Este troféu é dado a órgãos de imprensa que se destacam no combate ao racismo e na valorização da imagem da raça negra.
- Troféu Santina Edertrudes – Elenízia da Mata, Prefeitura de Goiás. Este troféu é dado a servidores públicos negros que se destacam na defesa da superação do racismo.